Casal Namorados Abraçados

O amor e a paixão são sentimentos que podem ser explicados cientificamente por meio substâncias químicas, impulsos elétricos e hormônios.

A paixão é um sentimento súbito por outra pessoa, que resulta em várias alterações químicas no cérebro. Quando uma pessoa se encontra apaixonada, o seu sistema límbico (unidade do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos) produz grandes doses de hormônios dopamina e norepinefrina, que agem diretamente no cérebro causando uma série de alterações comportamentais.

Quando se vive esta fase da paixão, é normal sentir um desejo imenso de estar próximo a pessoa amada e ter o comportamento alterado quando se está ao lado dela como um tremor nas mãos, respiração ofegante, mãos soadas e um frio na barriga. É também comum sentir-se distraído e ausente, sem conseguir se concentrar, sentir-se otimista, mais criativo e entusiasmado, seguro e capaz de lidar com limitações. Além disso, é comum que a pessoa apaixonada fique sem dormir direito, perca a fome e passe o dia inteiro pensando no amado ou amada.

Apesar de intensa, a paixão tem uma duração curta, pois é feita uma total idealização da pessoa envolvida. A paixão pode passar rapidamente, sem explicações, do mesmo modo que chegou. O amor, por outro lado, é cauteloso, requer carinho, atenção e cumplicidade. É considerado o mais nobre dos sentimentos. Não há idealização do amado ou amada, mas ama-se o outro, apesar de seus defeitos e imperfeições.

O amor está muito além das sensações provocadas pela paixão. Pessoas que são movidas por fortes emoções, tendem a não conseguir ter relações duradouras, pois quando passa a fase de euforia a as coisas esfriam, tendem a terminar o relacionamento e partir para outras relações que tragam essas sensações novamente.

Passado o período da paixão, a pessoa deixa de ser perfeita e é nessa hora, que se colocará à prova o seu amor. É sempre preciso saber como reavivar a paixão, ou não deixar o amor morrer. Em um relacionamento amoroso, o ideal é viver o amor e a paixão na dose certa.

Como reacender a chama da paixão?

Confira algumas dicas para não deixar que seu relacionamento esfrie:

  • Faça elogios ao seu parceiro ou parceira, sempre que puder. Comentários positivos despertam o desejo sexual. Cultivar a admiração pelo outro faz toda a diferença em um relacionamento.
  • Escolha um dia da semana só pra vocês dois e saiam para namorar, jantar fora ou ir ao cinema, mas sem os filhos. Esse deve ser um momento único e dedicado aos dois.
  • Mantenha uma relação saudável e harmoniosa. Discutir a relação é bom, mas quando necessário, por isso não procure motivos para brigar. As discussões são necessárias para o amadurecimento da relação e quando as questões, que incomodavam o casal são bem resolvidas, a relação fica ainda melhor.
  • Quando achar que a relação está fria, resgate os momentos felizes de quando namoravam e procure rever o que vocês deixaram de fazer.
  • Saiam da rotina, de vez em quando. A rotina é essencial para a organização da vida, pois sem ela tudo ficaria confuso, mas de vez em quando, planeje viagens, mude o ambiente da casa, combinem um jantar no meio da semana. Isso tudo cria um espírito de novidade, que recarrega os ânimos do amor.
  • Se houver uma briga, não procure apenas apontar os erros do seu parceiro, iniciando uma briga por quem tem razão. Lembre-se que não importa se você está certo ou errado, o que está em jogo é o seu relacionamento. Por isso, ao invés de apontar os erros do outro, proponha soluções e acordos do que cada um deve fazer para uma melhor convivência e superação das dificuldades.
  • Não deixe as amizades de lado no namoro ou no casamento. É importante que vocês tenham um momento de vocês. Não há problema nenhum em seu parceiro sair para conversar com os amigos, ou jogar bola em algum dia da semana. Como também não há nenhum problema se você sair com as amigas para conversar. Com confiança mútua, esses programas independentes faz a paixão ficar ainda mais aflorada.
  • Cuide da sua aparência e mude o seu visual quando quiser. Mesmo que você ache que o seu parceiro ou parceira não repare mais nisso, esse é um ponto importante. O modo como se apresenta aos outros, reflete em como você está levando o seu relacionamento.

 

Como conquistar um amor? <<-- Amor e Paixão -->> Frases de Amor

Topo